Você provavelmente já ouviu dizer que o uso de calçados inadequados pode causar problemas ortopédicos como joanete (hálux valgo), calos, esporão plantar (fasceíte plantar) e tendinites. Mas você sabia que os calçados são importantes aliados no tratamento dos problemas ortopédicos do pé? A seguir listarei algumas características que podem ajudar no alívio das dores e aumentar o conforto dos pacientes:
1-Solado Rígido ou Semirrígido: limita boa parte dos movimentos do pé e permite uma melhor distribuição de carga/peso.
2-Palmilha macia: auxilia a absorção do impacto e diminui o atrito em áreas de sobrecarga mecânica.
3-Câmara anterior alta e larga: permite uma melhor acomodação do antepé, prevenindo atrito e a formação de calos. Também permite o funcionamento adequado da musculatura intrínseca do pé, fundamental na prevenção de problemas como metatarsalgias, joanetes e deformidades dos dedos menores.
4-Cabedal e contra-forte macios: diminui o atrito com as proeminências ósseas do pé, especialmente nos casos de tendinopatia e entesopatia do calcâneo.
5-Drop (“Salto”): é a diferença de altura entre a região de apoio da parte de trás e da parte da frente do pé. Patologias do antepé como joanetes, metatarsalgia e deformidades dos dedos menores vão se beneficiar com o uso de drop (“salto”) baixo. Patologias do retropé e tornozelo como fasceíte plantar e tendinopatia de Aquiles vão se beneficiar com o uso de drop (“salto”) mais alto (lembrando que não se deve ultrapassar os 3 cm de diferença sob o risco de sobrecarga no antepé e possíveis lesões associadas).
Em caso de sinais e sintomas nos tornozelos e pés procure sempre um Ortopedista Especializado para um diagnóstico e tratamento adequados.